Fortaleza, 25 de abril de 2024 Início Contato
IMG-LOGO

Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte

Curso
FCAt-13/08/2020
IMG

O Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), sua Área de Educação, e tem o objetivo de difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente.

Proteger atletas, homens e mulheres, e outras potenciais vítimas contra o assédio e o abuso no esporte é algo muito importante e posito. Nesse sentido, em 2018, o COB criou sua Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual. É um documento que reforça o compromisso do COB em garantir um ambiente saudável, de acolhimento, de orientação, proteção e prevenção, e põe à disposição dos atletas – e de todos os agentes envolvidos no esporte olímpico – um canal aberto para denúncias de casos de assédio e de abuso. Essa política vale tanto para integrantes do Time Brasil em competições nacionais e internacionais, quanto para funcionários e membros dos poderes do COB, prestadores de serviço e voluntários.

O conteúdo do Curso PEAAE foi inspirado no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual do Comitê Olímpico do Brasil (COB); e no trabalho da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, e do seu Programa Uma Vitória Leva à Outra.
Sua programação está estruturada na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. Dessa forma, a intenção do curso PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas,

Segue abaixo material com mais detalhes sobre o curso: