FERNANDA BORGES, ANDRESSA DE MORAIS E VITÓRIA ROSA FAZEM ÍNDICES PARA O MUNDIAL DE ATLETISMO DE DOHA




Atletas conseguiram as marcas exigidas para a principal competição do ano no atletismo em provas realizadas no fim de semana nos Estados Unidos e em Bragança Paulista

Os resultados das mulheres do atletismo foram destaque no fim de semana. Fernanda Raquel Borges e Andressa de Morais, no lançamento do disco, e Vitória Rosa, nos 100 m, obtiveram índices para o Mundial de Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro, e para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, de 27 de julho a 10 de agosto. 

Fernanda Borges (Orcampi Unimed-SP) venceu o lançamento do disco do San Diego State Aztec Track and Field Invitational, disputado no sábado (23/3), na cidade de San Diego, nos Estados Unidos.  A lançadora conseguiu a marca de 62,76 m, alcançando os índices para o Pan-Americano de Lima (54,30 m) e para o Mundial de Doha (61,20 m). A norte-americana Alyssa Wilson (UCLA) ficou com a medalha de prata (56,58 m), seguida pela compatriota Kiana Phelps (Oregon), bronze (54,74 m).

Andressa de Morais (Pinheiros-SP) também se classificou para as duas competições mais importantes do calendário do atletismo em 2019 ao vencer o lançamento do disco no 4º Torneio Atletismo Paulista, também no sábado, em Bragança Paulista. Lidiane Cansian (Orcampi Unimed) ficou com a prata, com 51,78 m, e Esthefania Ribeiro da Costa (Orcampi Unimed) com o bronze, com 47,99 m.

No 4º Torneiro Atletismo Paulista também teve índice para o Pan e o Mundial entre as velocistas. Vitória Rosa (Pinheiros) venceu os 100 m com 11.22 – o índice fixado para o Mundial de Doha é 11:24. Franciela Krasucki (Pinheiros) ficou em segundo (11:39) e Andressa Moreira Fidelis (IEMA/São Bernardo/CAIXA) em terceiro (11:42). Todas correram abaixo do índice determinado para os Jogos Pan-Americanos de Lima, de 11:60, bem como a 4ª colocada na competição Ana Carolina Azevedo (Orcampi Unimed) que fez 11.47.

Lorraine Barbosa Martins (CT-DEO) chegou em 6º, com 11:62, índice para o Pan-Americano Sub-20 de San José, na Costa Rica (a marca exigida é 11:68).

Outros resultados em San Diego

No salto com vara, Juliana de Menis Campos (Orcampi Unimed) conquistou a prata, com 4,22 m. O ouro foi para Bonnie Draxler (San Diego St), com 4,32 m. Alison dos Santos (Pinheiros), um dos destaques da nova geração, venceu os 400 m (47:22) e os 400 m com barreiras (52:51).

Outro jovem, Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros), ficou em segundo lugar nos 100 m, com 10.20 (2.2). O vencedor foi o norte-americano Cravon Gillespie (Oregon), com 10.04.

Fernanda Borges, Juliana Campos, Alison dos Santos e Paulo André de Oliveira fazem parte de um grupo de atletas que participam de um Camping Internacional de Treinamento e Competição no Centro Olímpico de Chula Vista, nos Estados Unidos, até o dia 25 de abril. 

Todas as atividades contam com recursos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Programa CAIXA de Campings Nacionais e Internacionais de Treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).