Projeto Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (CISAT/CE) entra na relação da CBAt dos projetos de iniciação do Sistema Nacional de Treinamento - Descoberta de Talentos




O projeto é uma iniciativa da Federação Cearense de Atletismo (Fcat)

 

O Projeto Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (CISAT/CE) entrou na relação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que foi divulgado nesta quarta-feira (8). Foram 23 projetos de iniciação esportiva que assinaram o termo de adesão ao Sistema Nacional de Treinamento (SNT) - Descoberta de Talentos. Eles receberão um selo de participação, o que é um reconhecimento da CBAt de que o projeto atende os requisitos mínimos para a detecção e treinamento em iniciação no atletismo. O selo será válido até 31 de dezembro de 2019.

 

O CISAT é realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO) e conta com cinco profissionais que atende em média 120 crianças e adolescentes que querem aprender os fundamentos do atletismo, o projeto é uma iniciativa da Federação Cearense de Atletismo (Fcat), aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Ceará (LIE) e 100% captado pela ENEL.

 

Os participantes treinam de segunda a sábado – manhã ou tarde. Os atletas têm aulas de corrida, velocidade e resistência, saltos em distância, triplo e em altura, lançamento de disco e arremesso de peso.

 

Os projetos do SNT são desenvolvidos em 13 Estados do Brasil: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

 

Os participantes do SNT são os seguintes: Viva o Atletismo (AP), Escolinha de Atletismo Flamengo (BA), Amém Atletismo Pindoretama (CE), Atletismo Fênix Aratubense (CE), Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (CE), Voluntários Associação da Escolinha de Atletismo de Juazeiro do Norte (CE), Projeto Escolinha de Atletismo (ES), Associação dos Desportistas da Cidade de Poços de Caldas e Região (MG), Instituto Vicente Lenilson (MT), Projeto Atletismo Campeão (PE), Correndo Para o Futuro (PI), Projeto Pé de Vento: Formando Cidadão e Vencedores (PI), Atletismo Esperança (PR), Centro de Treinamento de Deodoro (RJ), Programa de Iniciação Desportiva de Duque de Caxias (RJ), Atletismo , Educação e Cidadania (RN), Baía Formosa Esporte em Ação (RN), Atletismo FME Balneário Camboriú (SC), Projeto Correr Para o Futuro (SC), Atletismo Muito Além das 8 Raias Time Jundiaí (SP), Projeto Mexa-se Talento Associação Guaribense (SP), SEMELP Pindamonhangaba (SP) e Time Santana de Parnaíba (SP).

 

Os treinadores desses projetos de iniciação esportiva têm, por exemplo, prioridade na participação em Clínicas e Campings do Sistema Nacional de Treinamento - Descoberta de Talentos.

 

As ações desta iniciativa estão dentro do Programa Caixa de Apoio ao Sistema Nacional de Treinamento.