Crianças e adolescentes são inseridos no Atletismo em Fortaleza




Os jovens evitam a se envolveram em práticas criminosas e se envolvem cada vez mais no projeto e suas práticas esportivas.

 

O bairro Castelão em Fortaleza, conta com o Projeto Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (CISAT/CE), um projeto que tem como objetivo alterar vidas de crianças e adolescentes, com a ferramenta do atletismo de inclusão social em que os jovens façam dessa modalidade seu projeto de vida e se tornem campeão da vida.


De acordo com o presidente da Federação Cearense de Attletimso (Fcat), Jerry Welton, o projeto atende crianças e jovens da região do Castelão. “Atendemos cerca de 200 jovens, com aulas de iniciação aos novatos e treinamento específico aos que já possuem mais experiência e participam de competições oficiais, além destes jovens, os atletas adultos cearenses, também tem acesso ao complexo esportivo Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) por meio do CISAT“, ressalta o presidente.


Os participantes treinam de segunda a sábado – manhã ou tarde. Os atletas têm aulas de corrida, velocidade e resistência, saltos em distância, triplo e em altura, lançamento de disco e arremesso de peso.
O CISAT é realizado no CFO e conta com cinco profissionais que atende em média 120 crianças e adolescentes que querem aprender os fundamentos do atletismo, o projeto é uma iniciativa da Federação Cearense de Atletismo (Fcat), aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Ceará (LIE) e 100% captado pela ENEL.


São realizados acompanhamentos de fatores sociais e físicos dos alunos como: avaliação física; avaliação de rendimento esportivo; acompanhamento do rendimento escolar e acompanhamento da influência das atividades do CISAT nos alunos.


A iniciante Lívia Américo, treze anos, se interessou pela iniciativa do projeto que dá oportunidade para crianças de 9 a 17 anos de idade. “Meu tio inscreveu minhas primas, ai eu pedi pra vir pra cá. Eu treino bastante e penso em seguir a vida de atleta”, conta a garota.


A modalidade do atletismo é democrática e sua prática se identifica com as necessidades dos jovens carentes, com alcance de todos. Ocupando o tempo ocioso, os jovens evitam a se envolveram em práticas criminosas e se envolvem cada vez mais no projeto e suas práticas esportivas.

Serviço:
Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (CISAT/CE) 
Inscrições: 
Faixa Etária: 9 a 17 anos
Horários: Manhã - 7h30 às 11h / Tarde - 14h às 17h
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO)
Endereço: Av. Alberto Craveiro, nº2900, Castelão, Fortaleza-CE
•    Solicitar ficha de inscrição aos professores no local