"Atletismo Cearense" - Jaguaretama é referência no Atletismo




Com apenas um ano e cinco meses de sua existência é possível ver resultados positivos.

 

O Município de Jaguaretama, localizado na região do Jaguaribe, com distância de 240Km da capital, conta com o Clube Associação de Atletismo Jaguaretamense (AAJ), fundado no dia 26 de dezembro de 2017.

O clube resgatou o atletismo na cidade com o surgimento da AAJ que foi fortalecida com a união de ex-atletas e atletas atuais do antigo clube Associação Esportiva de Jaguaretama (AEJ), que ficou inativo durante dez anos consecutivos e contava com atletas campeões Cearenses, Norte-Nordeste e participações em Brasileiros.

A AAJ tem o objetivo de resgatar crianças, adolescentes, jovens e adultos da margem da criminalidade, vícios, prostituição, da ociosidade do mundo tecnológico. Com apenas um ano e cinco meses de sua existência é possível ver resultados positivos, tudo isso só foi possível devido o total apoio da Gestão Municipal e a parceria com a Federação Cearense de Atletismo (Fcat).

Atualmente a AAJ conta com 56 associados; 88 atletas federados na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); 90 novos participantes em treinamento entre crianças e adolescentes e em média 16 parceiros voluntários entre pais, esposas(os) e amigos, uma média de 250 pessoas participando do clube.

O trabalho desenvolvido abrange crianças, adolescentes e adultos, nas categorias de sub-10; sub-13; sub-16; sub-18, sub-20, adulto e master.

Os horários de treinamento são realizados na sede com campo de atletismo Beira Alma de 5h às 7h da manhã e às 16h de segunda-feira a sexta-feira, com treinos extras nos sábados às 16h. O Clube também realiza treinos na zona rural nas localidades de Assentamento Pedra e Cal e Serrote do Mato na segunda, quarta e sexta-feira.

O presidente e técnico da AAJ, Antônio Nonato de Oliveira (Magão), desenvolve o projeto Atletismo na Escola com o objetivo de selecionar crianças e adolescente com aptidões na modalidade para incluir no clube. Nesse projeto, os alunos são acompanhados de perto, rendimentos, frequência escolar e comportamento são itens assistidos.

“O Projeto da AAJ é um passo decisivo para que a modalidade do atletismo enverede por um percurso com maior sucesso, num futuro não muito distante”, ressaltou o presidente do clube.

Jaguaretama faz parte do projeto “Atletismo uma Escola de Sonhos”, uma iniciativa da Federação Cearense de Atletismo, amparado pela Lei de Incentivo e 100% captado pela ENEL. O projeto beneficia dez entidades em diversos municípios do Estado, com aquisição de implementos para a prática das diversas provas da modalidade.

O clube conta com inscrições ilimitadas, formalizadas com a filiação na CBAt, sendo federados e podendo participar de campeonatos, regionais, estaduais, norte-nordeste e brasileiros.

Serviço:

Associação de Atletismo Jaguaretamense (AAJ)

Endereço: Rua Teófilo Peixoto, Nº176, Centro - Jaguaretama-CE.