"Atletismo Cearense" - Pindoretama desenvolve o atletismo por meio da AME




Mais de 70 pessoas com idade a partir dos 6 anos participam da modalidade

 

O atletismo surgiu em Pindoretama no ano de 2006 com o objetivo de apresentar outro esporte para o município. A Associação Esportiva Ema – AME deu os primeiros passos desenvolvendo a modalidade no campo de um time amador de futebol de várzea da comunidade, na localidade de Sítio Ema, zona rural, distante a 3km da sede do município.

No início o esporte não tinha estrutura física, material e conhecimento tático-técnico-teórico. As provas de lançamentos e arremessos eram realizadas com paus e pedras e as de pista num terreno bem acidentado. No ano de 2006 e 2007 foi implantado pelo Governador o Projeto Estadual Esporte que levou recursos materiais e capacitações.  

Em 2008 os treinamentos mudaram para a sede do município no Estádio Municipal o Costão, já no ano de 2018 foi fundada a Associação Multiesportiva Ema- AME, que deu continuidade ao atletismo na região. O clube faz parte do projeto “Atletismo uma Escola de Sonhos”, uma iniciativa da Federação Cearense de Atletismo, amparado pela Lei de Incentivo e 100% captado pela ENEL. O projeto beneficia dez entidades em diversos municípios do Estado, com aquisição de implementos para a prática das diversas provas da modalidade.

Atualmente os treinos são realizados no centro de Pindoretama e no sítio Ema, Zona Rural. Mais de 70 pessoas com idade a partir dos 6 anos participam da modalidade, sendo 30 dessas na sede e o restante no subnúcleo na comunidade do Sítio Ema. São atendidos atletas nos naipes masculino e feminino em dois períodos: 7h30 às 10h e 14h às 16h30. Nas aulas são desenvolvidas as provas de campo e pista com ênfase no aspecto técnico-tático, visando participação em competição e com ludicidade para aqueles com um intuito de lazer.

“O sonho é ter o atletismo como o terceiro esporte mais praticado em nosso município, ficando atrás apenas do futebol e futsal. Queremos contribuir utilizando o atletismo como ferramenta de transformação social e ter atletas na elite nacional, disputando diversos eventos esportivos na internacional”, pontou a presidente do clube, Dejane Braz de Freitas.

As portas do Projeto estão sempre abertas para novas inscrições que são realizadas no local de treinamento, na sede ou no sítio Ema. O atletismo conta com o apoiado da Secretaria do Desporto e Lazer do município.

 

Serviço:

Associação Multiesportiva – AME

Treinos: rua Tito Ferreira - Centro de Pindoretama e no Sitio Ema - Zona Rural

Hora: 7h30 às 10h e das 14h às 16h30